terça-feira, 8 de setembro de 2009

GM intervém em briga no Centro e é atropelado.


GM intervém em briga no Centro e é atropelado
Notícia publicada na edição de 08/09/2009 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 5 do caderno A - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.


Um guarda municipal interveio, sozinho, numa briga no centro da cidade, que envolveu várias pessoas e impediu que um rapaz de 25 anos continuasse sendo agredido no rosto, com um pedaço de madeira. O GM Alexandre Rocha passava pela rua Souza Pereira e ouviu gritos de socorro vindos da rua Padre José Manoel de Oliveira Libório, às 6h30 de ontem.

Havia um grupo de nove pessoas, a maioria brigando. Quatro homens espancavam o funileiro Higor Alexandre Florindo, caído no chão. Assim que o GM se aproximou e viram a viatura, pararam. Rocha mandou todos se virarem e colocarem as mãos numa parede, no que obedeceram. Como eram muitas pessoas e o guarda estava sozinho, chamou reforço de colegas.

A briga, no entanto, recomeçou e os quatro que haviam espancado o funileiro fugiram. Três correram para longe e um entrou num Escort branco estacionado ali perto. Ligou o motor e o GM se colocou à frente, para impedi-lo. Não adiantou, porque o homem acelerou e atropelou Rocha, que rolou sobre o capô e caiu na rua pelo lado esquerdo do carro.

O GM levantou-se e deu ordem de parar. Como o desconhecido não obedeceu, Rocha sacou o revólver e fez dois tiros, acertando um no pneu da frente e outro no traseiro. Mesmo com dois pneus murchos, o homem conseguiu fugir no carro e não foi alcançado. No lugar da briga havia um papelote de cocaína no chão, mas nenhum dos que ficaram assumiu a propriedade da droga.

Foi só então que chegaram reforços da Guarda Municipal e da Polícia Militar. Higor, que continuava caído por causa dos ferimentos, foi socorrido no Hospital Regional. Sofreu lesões na boca, nariz e supercílios. Os quatro que permaneceram, sendo uma mulher, foram identificados e depois liberados.

No histórico do boletim de ocorrência elaborado na delegacia do plantão policial sul não está claro por que motivo o funileiro foi violentamente agredido. Não se sabe se a cocaína encontrada no local pode ter alguma relação com a briga. A Polícia Civil vai investigar a lesão corporal e também as circunstâncias dos disparos feitos pelo GM. A arma dele, um revólver calibre 38, ficou apreendida e irá passar por perícia.

AGMS pede solução

A Associação dos Guardas Municipais de Sorocaba (AGMS) enviou um ofício - que trata do problema de guardas trabalharem sozinhos - para o secretário municipal da Segurança Comunitária, José Milton da Costa. De acordo com o presidente da associação, Charles Celestino da Silva, o ofício foi enviado há cerca de quinze dias, mas até agora não houve resposta.

O fato de guardas trabalharem sozinhos, geralmente indo de um local de trabalho para outro, é motivo constante de reclamações da categoria, diz o presidente da AGMS. Segundo ele, os guardas não concordam, mas têm que acatar determinações. Silva explica que é muito difícil controlar sozinho uma situação, ainda mais quando há várias pessoas, como na briga ocorrida ontem no centro da cidade. O guarda fica muito vulnerável, conforme Silva.

O presidente da associação lembra que os profissionais convivem com situações de risco, e sozinho o trabalho se torna mais perigoso. Ele cita outro caso, há cerca de três meses, de um guarda que fazia a travessia de estudantes perto de uma escola na Vila Assis, foi atropelado por um motociclista e ficou caído por alguns minutos até ser socorrido.

A reportagem tentou contato com o comandante da GM, Carlos Eduardo dos Reis Leal, no final da tarde de ontem, mas não foi possível conversar com ele. Por meio da central da GM, ele deixou recado de que o assunto deveria ser tratado com a Urbes - Trânsito e Transportes, pois o GM que intercedeu na briga trabalha como agente de trânsito. A reportagem também tentou contato com o representante da Urbes que cuida da fiscalização de trânsito, mas não o encontrou.

Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...