quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Guaratuba prepara criação de sua Guarda Municipal

Guaratuba faz todos os preparativos para criação de uma Guarda Municipal, mas a prefeitura ainda não confirma oficialmente o projeto.


Na semana passada, a prefeita Evani Justus e o diretor de Gestão Integrada de Segurança, Almir Troyner, participaram do Fórum Paranaense de Segurança Municipal, entre os dias 9 e 11, em Foz do Iguaçu. O evento debateu “O papel do município” na prevenção e combate ao crime.

Na abertura odo evento, o prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald, defendeu um conceito de segurança mais abrangente, envolvendo outras áreas de investimentos e com atuação comunitária permanente. O secretário de Segurança Pública de Foz, Adão Almeida, informou que o porte de arma funcional, ou seja 24 horas por dia, e autorizado recentemente pela Polícia Federal aos guardas municipais é “uma questão de justiça em razão ao grande número de prisões realizadas pela GM na cidade”, completou.

O presidente do Conselho de Secretários e Gestores de Segurança do Paraná, Marcelo Jugend, destacou a a importância dos municípios atuarem na área de segurança. “Os gestores dos municípios se viram obrigados a assumir a responsabilidade, que antes era somente do Estado e da União. As cidades encararam o desafio e mesmo assim encontram empecilhos constitucionais. A presença do Município na segurança é irreversível. Por isso vamos aprofundar bem a questão neste encontro para lutarmos por uma garantia clara do papel de cada prefeito e secretário”.

Almir Troyner destacou a programação do fórum as discussões sobre criação da policia municipal e criação de consórcios entre os municipios para a área de segurança. “Agradecemos todos os palestrantes e participantes pela paciência que tiveram conosco, que ainda estamos engatinhando na segurança municipal”, declarou Almir.

Uma equipe de oito homens e duas mulheres do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Municipal de Guaratuba já recebeu treinamento da Escola de Formação e Preparação para Guarda Municipal de Ponta Grossa. É a base de uma Guarda Municipal de Guaratuba.


Defesa Civil

A Coordenadoria Regional de Defesa Civil e a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Guaratuba,  promovem encontro regional das Comdecs do litoral dia 18 de novembro de 2011 (sexta-feira), conforme programação abaixo:
comdec-nov2011forum-segmun-foz091111
Foto: Prefeitura de Foz do Iguaçu

Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...