domingo, 6 de novembro de 2011

Secretário de Segurança de Cotia fala sobre Segurança, Guarda Ambiental e Operação Papai Noel.


Por Fau Barbosa
Na manhã do último sábado(29), antes do feriado, a reportagem do Portal Viva foi informada de que a Guarda Ambiental havia sido extinta.
Como estávamos em meio a um feriado, tentamos contato com o Secretário de Segurança, Almir Rodrigues, que nos prometeu uma entrevista falando sobre o assunto. Ele nos adiantou que a informação não procedia, e que os guardas apenas seriam aproveitados no aumento do efetivo nas ruas, na operação anual de Natal, denominada "Operação Papai Noel".
Marcada a entrevista, nessa sexta-feira o Portal Viva conversou com exclusividade com o Secretário, que ao lado do Secretário-adjunto, Comandante Cilso, falou sobre Segurança, sobre a Guarda Ambiental e sobre a Operação Papai Noel.
Melhorias
A entrevista teve início pontuando as melhorias que vem acontecendo na segurança da cidade.
O Secretário nos contou que, quando assumiu a secretaria, em julho, viu o que podia ser melhorado. "Havia apenas dois homens no policiamento ostensivo (ronda a pé), em cada um dos centros comerciais, cumprindo horário de 10 horas. Tive que ter uma escala diferenciada, pois o desgaste é maior", falou.
Foram criadas a Ronda Oficial Noturna, onde os próprios comandantes saem para ver como está a operação à noite, e a Corregedoria Ostensiva, com o intuito de atuar na fiscalização dos guardas civis e verificar se não estão sendo cometidos abusos.
"O prédio da Guarda Civil no Parque São George não tinha mais condições de abrigar a Guarda, e mudou de lugar. Ele ainda passa por reforma e deve ser inaugurado em dezembro", contou.
"O rastreamento de viaturas já foi licitado e a partir do começo de dezembro vamos poder acompanhar de perto os locais de maior índice de ocorrências", relatou. "Quando ele for instalado, poderá nos garantir os horários de ocorrências e destinaremos as viaturas para patrulhar naquela localidade específica - área definida por monitoramento. Se a viatura sair de lá, um alarme é acionado", explicou.
O secretário-adjunto, Comandante Cilso falou ainda sobre as reuniões de avaliação realizadas as segundas-feiras, das quais participam o Secretário, o comandante, o sub-comandante e os inspetores chefes de Caucaia e Granja Viana.
Nessas reuniões são discutidas as ocorrências dos finais de semana e feitos levantamentos de dados estatísticos dos índices criminais da cidade para que seja traçado um mapa de risco das áreas, e assim seja determinado policiamento intensificado, inclusive da Romu, nesses locais.

Operação Papai Noel
Almir nos disse que a partir de setembro, o policiamento nos centros comerciais da cidade - Centro de Cotia, Granja Viana e Caucaia, já está sendo diferenciado. Ele determinou que em alguns períodos do mês (épocas de pagamento), o policiamento ostensivo fosse aumentado.
"Em outubro, por conta do aumento de furtos no Jardim da Glória, o policiamento na região foi ampliado", disse Almir. "As pessoas precisam entender que isso demanda maior número de homens nas ruas", explicou.
Por conta da demanda das compras de Natal, teve início essa semana a Operação Papai Noel. Com ela, os efetivos da Guarda Ambiental - cinco guardas - e da Banda da Guarda Civil - dezoito guardas, serão incorporados ao policiamento nas ruas.
No mínimo dez guardas dos postos fixos (Secretaria de Segurança, Secretaria de Indústria e Comércio, etc) também deverão ser remanejados. "Tenho que achar onde posso aproveitar, sem tirar viaturas das ruas", ressaltou Almir. "Esses locais já contam com monitoramento, com imagens transmitidas diretamente ao Cecom - Centro de Comunicação da Guarda Civil", disse.
Para Almir, a Segurança Pública acontece com a presença da Guarda Civil, que inibe a ação dos meliantes. "A Banda não deixou de ser Guarda Civil quando formou a Banda, nem a Guarda Ambiental deixou de ser Guarda Civil e nem vai deixar de atuar como tal", explicou. "Estamos trazendo a ambiental para reforçar o policiamento e para transmitir maior sensação de segurança à população".
O Secretário falou sobre o trabalho da Guarda Civil feito na cidade. "Tenho consciência de que a responsabilidade direta da segurança pública é do Governo do Estado, e que o cidadão tem o 190 da Polícia Militar inclusive nos casos ambientais. Mas a população de Cotia reconhece na Guarda Civil Municipal o principal e o primeiro apoio e socorro quando necessita. Por isso, a Guarda Civil vai passar a ser cada vez mais vista", disse.
Os trabalhos estão sendo feitos para priorizar as metas de diminuir a criminalidade.

A Guarda Ambiental
Almir enfatizou o trabalho da Guarda Ambiental: "Os Guardas Ambientais terão autonomia nesse período para atuarem a qualquer momento em que nos depararmos com uma ocorrência ambiental", ressaltou. "E todos os 429 integrantes da Guarda sempre estiveram à disposição da Secretaria de Meio Ambiente. É só acionar o Disk-Ambiental, pelo telefone 4148-2718.
A Guarda Ambiental, a partir de janeiro, vai ampliar o número de Guardas, com cursos especiais em crimes ambientais. Almir nos disse que após o período de festas, deve aumentar também o efetivo. "Serão três equipes", enfatizou Cilso. "Teremos um posto no Morro Grande, um em Caucaia e um na Granja Viana", ressaltou.
"Não vamos desativar a Guarda Ambiental, apenas querermos fazer de Cotia uma cidade mais segura", disse o secretário-adjunto Comandante Cilso. Ele enfatizou que dessa forma, a Guarda dará suporte para quem vai às compras e também para os lojistas. A Guarda Civil hoje está em condição de atender qualquer tipo de ocorrência, em qualquer parte do Município", completou.
"Vamos mostrar para a população que a presença da Guarda Civil é um diferencial para diminuir a criminalidade", finalizou Almir.

Postado por Da cunha

Amigos da Guarda Civil

Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...