sábado, 7 de agosto de 2010

Guarda Municipal de Natal faz instrução prática com armamento não letal


Guarda Municipal faz instrução prática com armamento não letal

Agentes da Guarda Municipal do Natal (GMN) iniciaram nesta semana os treinamentos práticos com o uso de armamentos não letais. O objetivo é restringir o uso da arma de fogo e gerar a menor lesão possível no cidadão infrator. As instruções estão acontecendo na Academia de Polícia Militar Cel. Milton Freire e ficam a cargo da equipe de instrutores militares da polícia do RN.

As primeiras instruções abordaram a pistola Taser, que é um equipamento que possibilita paralisar e derrubar o transgressor, para que o mesmo venha ser algemado e conduzido. A Taser age através de uma descarga elétrica que interrompe a comunicação do cérebro com o corpo resultando na paralisação imediata do alvo. A arma possui cartucho que quando deflagrado lança confetes com o respectivo número de série da munição e traz em seu interior um chip de memória que armazena todo seu histórico de utilização.

De acordo com o subcomandante da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) da GMN, Carlos Alberto Cruz, os guardas municipais além de receberem todas as instruções de funcionamento e uso correto do equipamento foram submetidos a testes práticos da ação do dispositivo no corpo humano.

“A Taser tem um poder de paralisação de grande eficiência, para se ter uma idéia da sua capacidade colocamos dez agentes unidos, que ao receberem o disparo da arma foram ao chão todos igualmente”, assegurou o subcomandante Cruz.

Os guardas municipais vão ter instruções sobre outras armas não letais usadas normalmente pelas instituições públicas que trabalham na promoção da segurança. Equipamentos como o Spray de Pimenta, Balas de Borracha, Bastão de Choque, Bombas de Efeito Moral e outros vão ser estudados pela corporação.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...