sexta-feira, 28 de maio de 2010

Buscando equipar e capacitar a Guarda Municipal, Prefeitura designa seu novo comandante



Buscando equipar e capacitar a Guarda Municipal, Prefeitura designa seu novo comandante

Atualmente Campo Grande conta com o efetivo de 700 guardas municipais
Foto: Deurico/Arquivo Capital News

Após reunião entre a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e governo do Estado, a Prefeitura informa que a Guarda Municipal de Campo Grande terá um novo comandante. O tenente-coronel da Polícia Militar Paulo César Monteiro Ayres assumirá o comando da corporação. Ele faz parte de uma série de mudanças programadas para otimizar a segurança do patrimônio público.

De acordo com o secretário municipal de Governo de Relações Institucionais, Rodrigo de Paula Aquino, o primeiro passo da administração municipal será a viabilização de recursos junto ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do governo federal, criado para atender aos municípios na questão de segurança.
Clique na imagem para acessar a galeria

..
Foto: Deurico/Capital News

Segundo o prefeito Nelson Trad Filho (PMDB), um projeto para deixar a guarda municipal sob as orientações da Secretaria de Governo ao invés da Secretaria de Administração, está sendo votado na Câmara dos Vereadores nesta quinta-feira (27). Caso seja aprovado, o projeto possibilitará o aumento de salário dos guardas, além de contar com um adicional de salubridade e uniformes específicos. De acordo com o prefeito há a possibilidade de que a sede da Guarda Municipal seja instalada na antiga rodoviária.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Guardas Municipais da Capital, Alberto Costa Melo, a votação do projeto na Câmara dos Vereadores trará muitos benefícios para os servidores. “Vai ser uma forma de municipalizar a segurança pública em Campo Grande. Atualmente o Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) possibilita esse investimento nos órgãos de segurança pública nos municípios do país.”
Clique na imagem para acessar a galeria

..
Foto: Deurico/Capital News

O governo federal disponibiliza pelo Pronasci, R$ 1,2 bilhões para serem gastos até 2012, onde R$ 6 milhões são destinados à Guarda Municipal.

Armamento

O uso de armas pelos guardas municipais não está descartado – seguindo a nova legislação - mas não é uma prioridade da Prefeitura. A prioridade é melhorar a equipagem e a qualificação. “Este será um processo a se pensar lá na frente, embora exista legislação que permita esta prerrogativa”, enfatizou o secretário Rodrigo Aquino.


Por: Jefferson Gonçalves e Eduardo Penedo - (www.capitalnews.com.br)

Fonte: Jefferson Gonçalves e Eduardo Penedo- Capital News

Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...