sexta-feira, 21 de maio de 2010

Guarda Municipal participa de aulas práticas no Rio Paraíba do Sul


Guarda Municipal participa de aulas práticas no Rio Paraíba do Sul

BARRA MANSA
Os 40 alunos do curso de Condução de Embarcação tiveram sua primeira aula prática na manhã de ontem, às margens do Rio Paraíba do Sul, no bairro Roberto Silveira. A turma, segundo os idealizadores do programa, é formada por guardas municipais de Barra Mansa e outras cidades de região, como Itatiaia, Resende, Porto Real, Quatis, Barra do Piraí e Vassouras. O curso, que oferece aulas teóricas e práticas, está sendo ministrado por cinco oficiais da Marinha do Brasil.
“Este curso é essencial para os guardas municipais operarem com mais eficiência na proteção e fiscalização dos leitos dos rios. Eles aprendem todo o conteúdo de condução de embarcação, noções de mecânica, legislação, segurança, entre outros itens igualmente importantes. Toda esta formação vai ajudar os nossos guardas a atenderem e a darem um suporte a mais à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”, disse o prefeito Zé Renato (PMDB).
O comandante da Guarda Municipal (GM), Jefferson Mamede, contou que o curso tem duração de 40 horas e que as aulas começaram na segunda-feira com a parte teórica, que foi ministrada no Centro Universitário de Barra Mansa (UBM). “Desde ontem, os guardas estão passando pela parte prática, onde eles podem aplicar o que aprenderam na técnica. Eles percorrem em uma lancha parte do Rio Paraíba do Sul, desde a Ponte Nilo Peçanha, no bairro Roberto Silveira, até a Ponte Ataulpho Pinto dos Reis, no bairro Ano Bom. A princípio, somente os guardas municipais de Barra Mansa seriam capacitados. Mas a pedido dos membros do Consórcio Intermunicipal de Segurança com Cidadania estendemos o curso para a guarda de outras cidades da região”, explica Mamede.
Para o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marco Chiesse, o curso veio contribuir para o trabalho da secretaria. “Esta capacitação foi uma determinação do prefeito Zé Renato, que pediu um apoio maior nas questões ambientais da cidade. A partir deste curso os guardas vão poder nos ajudar na vistoria dos leitos dos rios e afluentes. Também vão fiscalizar, fazer levantamento da fauna e flora nas margens e ilhas, fazer trabalho de pesquisa, fiscalizar a ocupação na faixa de proteção permanente nas margens do Rio Paraíba do Sul, enfim, atuar na preservação do meio ambiente”, ressalta Marco Chiesse.

Fonte:A voz da cidade

Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...