quarta-feira, 19 de maio de 2010

Grupamento Ambiental da GMN e Semurb flagram retirada ilegal de areia em dunas


Grupamento Ambiental da GMN e Semurb flagram retirada ilegal de areia em dunas.

Com apoio de agentes do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (GMN), a equipe de fiscalização ambiental da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) deflagrou a operação “Ninho da Coruja”, que flagrou na madrugada desta quarta-feira (19), uma retroescavadeira e um caminhão caçamba fazendo a retirada ilegal de areia em uma região de duna, no bairro de Lagoa Azul, zona Norte da capital, nos limites da Zona de Proteção Ambiental 9 (ZPA-9).

A fiscalização chegou ao local por volta das 4h30 da manhã para realizar o flagrante. Durante a operação, o motorista do caminhão e o operador da máquina, funcionários da empresa Recompav, responsável pela remoção, foram levados para a sede da Semurb junto com os equipamentos apreendidos para prestar depoimento, lavratura dos autos de apreensão e de infração, além da abertura de processo administrativo.

Os equipamentos apreendidos ficarão sob a responsabilidade do grupamento ambiental da Guarda Municipal do Natal. A empresa que estava praticando o crime será multada em aproximadamente cinco mil reais e ainda responderá criminalmente na justiça.

De acordo com o fiscal, Gustavo Szilagyi, a remoção de areia dessas dunas geralmente ocorre no início da manhã, quando a fiscalização ainda não esta nas ruas e por isso a necessidade de montar operações especiais.

“Aproximadamente 105 mil m³ de areia já haviam sido retirados do local em ações anteriores para fins diversos, mas principalmente para a construção civil. A areia retirada nesta manhã tinha como destino servir de colchão para a pavimentação de uma área numa fábrica de confecções”, revela o fiscal.

Ainda segundo Szilagyi, “a degradação das dunas causa impactos negativos ao meio ambiente, pois interfere na dinâmica existente entre a fauna e flora. Além da destruição da paisagem natural deixando o local propício para colocação de lixo pela população”, explica.

A equipe de fiscalização da Semurb apoiada pelos agentes da GMN realiza o monitoramento diário das áreas de proteção permanente e das zonas de proteção ambiental da cidade.


Texto: Assecom PMN.

Nenhum comentário:

Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas .40 da Polícia Civil

INICIO EDITAR # 1 EDITAR # 2 EDITAR # 3 Inicio           - Editar # 1 - Editar # 2 - Editar # 3     Guarda Civil de Tatuí recebe 80 pistolas...