
O azul da Guarda
A Guarda Municipal da Cidade do Rio de Janeiro, apesar de não ser a mais antiga do Brasil, atingiu um grau de prestígio singular perante os organismos de segurança pública. Isto, não apenas pela sua organização estrutural, seu efetivo ou a pujança da sua sede (que, inclusive, abrigou respeitada tropa de elite do Exército, o 1.º Batalhão de Guardas), mas também pela amplitude de suas ações operacionais, ou seja, a sua oferta em serviços diversificados para a população da Cidade. E isso, sem falarmos no óbvio que, em verdade, é o elemento mais importante que tenho a destacar: os valorosos guardas-municipais que desempenham, hoje, um papel importantíssimo e indispensável na segurança pública.
Desde a criação da Guarda, nos idos de 1993 e durante os quase oito anos em que tive a honra de comandá-la, preocupei-me em estruturá-la pensando em inúmeros detalhes, até mesmo pela grande importância que a mesma passaria a ter ao lado e no mesmo patamar dos demais órgãos de segurança pública. Os nossos projetos e ações decorrentes sempre foram desenvolvidos com base em argumentos sólidos, fruto de intensas pesquisas elaboradas por dedicados guardas municipais com os quais sempre compartilhei e dividi o sucesso dos nossos êxitos.
E dentro desse espírito, lançamos no início de nossa gestão o uniforme azul-ferrete com aplicações em dourado, após exaustivas pesquisas quanto aos modelos adotados nas demais Guardas Municipais do Brasil e nas Polícias Municipais dos países ibero-americanos. A nossa proposta, que contou com a aprovação do Prefeito da Cidade à época, foi o uniforme azul, que personificava e destacava a importante figura do guarda municipal da cidade do Rio de Janeiro.
Já temos notícias que o atual Prefeito vê com bons olhos o retorno ao uniforme anterior que sempre foi o orgulho da grande maioria de nossos valorosos guardas municipais.
Um comentário:
O azul marinho transmite sobriedade e seriedade, todavia o mais importante são as nossas ações que deverão sempre pautar pela ética. Atenciosamente ,GM Alcantara da Guarada Municipal de D de Caxias rj.
Postar um comentário